O italiano Paolo Alfonsi e a potiguar Andréa Ribeiro se conheceram e se apaixonaram por Salvador no belo e célebre Bairro de Itapuã, onde decidiram viver, unindo paixões. Foi assim que adquiriram uma barraca de praia, dando início ao então Mistura Fina, para celebrar o amor pelo mar e pelas culinárias baiana e mediterrânea.)
Naquele tempo, Itapuã já possuía uma tradicional cultura pesqueira que garantia a grande vantagem de ter sempre à mão a matéria-prima mais fresca que o mar podia oferecer e inspirar preparos de peixes que saiam diretamente das grelhas para as mesas dos clientes.
Não demorou a encantar. Executivos em trânsito pela cidade descobriram a famosa barraca de praia onde era servido o melhor pescado das redondezas.
Para não fundir no calor da Bahia, os clientes ainda contavam com uma solução bem criativa. Eles podiam pendurar seus ternos ao redor da barraca, em uma estrutura que “decorava” a praia de forma tão inusitada que passou a atrair a atenção de todos e também de muitos veículos de comunicação.
Daí em diante o sucesso aumentou ainda mais com uma série de artigos e matérias de tv espontâneas.
O aumento da demanda levou à necessidade de oferecer um espaço maior para acolher os novos e numerosos clientes e para abrigar o sonho de um
estabelecimento maior. E foi em um terreno a poucos metros da mesma praia onde ficava a barraca de Paolo e Andréa que nasceu o Restaurante Mistura Itapuã.
Eles deixaram a praia, mas não se afastaram do mar. Ao contrário, com o tempo, foram cada vez mais reconhecidos e ganharam prêmios a cada ano pela gastronomia que se destacava, sobretudo, pelos pescados e frutos do mar, com o aval de grandes chefs e, principalmente, de amantes da boa mesa.
Para dar continuidade a esta bela história, e ficar ainda mais perto do mar e dos clientes do centro da cidade, Paolo e Andréa adquiriram um espaço privilegiado na avenida contorno, debruçado sobre uma vista cinematográfica para a Baía de Todos-os-santos. É quando surge o Mistura
Contorno, ocupando o antigo casarão CLOC, tesouro arquitetônico do século XIX, tombado pelo IPHAN, consolidando a paixão da Chef e do
Restaurateur pelos sabores e proximidade do mar.
A história da potiguar Andréa Ribeiro com a cozinha começa cedo. Com mãe formada em artes culinárias e pai padeiro, ela passou a infância em meio a fogões, fornos e panelas.
Em 1989, já radicada em Salvador, e em parceira com o italiano Paolo Alfonsi, viu nascer o sonho de adquirir e conduzir uma barraca de praia na poética Itapuã.
Nesse mesmo bairro, em 1993, a chef e o restaurateur inauguraram o Restaurante Mistura, pioneiro na associação das culinárias brasileira e mediterrânea, em uma rica mistura. Uma gastronomia baseada nos pescados, sempre frescos e trazidos das águas de Itapuã e dos melhores litorais brasileiros.
A paixão pela arte gastronômica impulsionou os empresários a buscarem cada vez o apuro técnico, somado à nobreza dos ingredientes e ao talento dos dois, na cozinha e no salão. Assim, a chef Andréa Ribeiro mantém uma contínua e rica experiência de vivências e aprendizados, como cursos e aperfeiçoamentos de referência da alta gastronomia.
A história da potiguar Andréa Ribeiro com a cozinha começa cedo. Com mãe formada em artes culinárias e pai padeiro, ela passou a infância em meio a fogões…